sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Voto na DILMA, 13!

Há alguns dias enviei um e-mail para toda minha lista de contatos, nele anexei uma ilustração que trás um comparativo bem humorado entre os governos FHC e LULA. Ontem um amigo meu discordou das comparações feitas, analisando que eram pouco aprofundadadas e aparesentou argumentos para desqualificar o governo atual. Pois bem, segue minha resposta a ele, na qual exprimi minha convicção com relação à eleição de Dilma Roussef para presidente.

Quanto à política, não é uma questão de ser petista. Nunca fui militante, tampouco pretendo. É apenas acreditar num modelo político e econômico diferente do que vem sido aplicado desde sempre no Brasil. Que não fica à mercê das vontades dos EUA ou dos “mercados” (essa merda que só fode com o mundo).

Fui aluno de Universidade pública durante o período FHC e vi o mal que aquele modelo causou para o ensino e tantas outras instituições nacionais. Assim como no Paraná vi o estrago que o governo Lerner causou ao estado (em especial na educação), infelizmente tudo isto está potencialmente em vias de acontecer novamente pois o povo tonto votou no 'bunitinho' do Beto Richa.

Se o governo Lula aumentou o número de funcionários públicos isso se deve ao fato de que no período anterior o modelo FHC desmontou o Estado em prol da iniciativa privada, e dos “mercados”. Incentivando uma sociedade para poucos, quem pode pagar paga quem não pode padece.

Outro aspecto é quebrar o monopólio político econômico de São Paulo sobre as demais unidades federativas. São Paulo trata o Estado brasileiro como seu, que tudo deve ser feito em seu benefício, e os outros estados como seus apêndices que devem viver em sua órbita. Se é o estado mais rico e desenvolvido isso se deve a este tipo de manipulação do Estado desde os tempos do Convênio de Taubaté (ou antes).

E por fim a candidatura da Dilma se caracteriza por ter forte oposição dos grandes grupos midiáticos brasileiros. Grupos estes que possuem grande (senão a maior parte) da culpa da pobreza intelectual, cultural e mesmo econômica que o povo brasileiro possui hoje. Grupos que apoiaram o regime militar, dele se beneficiaram e hoje tentam assumir seu lugar controlando e manipulando a população.

Concordo com você na questão que deve haver alternância no poder, mas se for para colocar o grupo da falência estatal e do descaso com o bem estar das massas, prefiro manter este que aí está e esperar para que em 2014 um projeto mais nacionalista venha à tona.

Um comentário: