sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Acabou.

Até que enfim esta campanha eleitoral chegou ao fim. Nunca imaginei que veria uma disputa com tamanho descaso com a informação e a formação de um pensamento do que é melhor para o país. Na corrida presidencial ficou clara a postura da coligação tucana pela alienação e busca de assuntos pouco importantes para todos. Isso se deve à falta de coragem de assumir as verdadeiras bases ideológicas que os motivam. Também por parte do PT houve a tentativa de manter o nível de discussão baixo. Num primeiro momento acreditou apenas que se apresentar como o governo sucessor do Presidente Lula (fosse quem fosse o candidato) bastaria para vencer. Depois caiu no mesmo erro da campanha serrista ao aceitar as baixarias e partir para o denuncismo, e os ataques pessoais. Acredito que isso se deva a uma falta de clareza nas posições ideológicas de cada partido. Se as ideologias partidárias fossem levadas à sério as campanhas discutiriam os planos de governo e não esse monte de porcaria que vimos.
Nos estados com certeza não foi diferente, tivemos até o caso da Sra. Roriz, profissão do lar, lançando-se candidata, pela impossibilidade do marido ficha sujíssima concorrer.
Aqui no Paraná a coisa foi de um mal gosto ímpar, uma campanha sem sal, onde me parece que aquilo que haviam me antecipado em 2006 se concretizou.
Enfim, acabou. Vamos ao 2º turno no domingo, evento que na minha opinião deve ser repensado. Não tenho visto grande valia nesta disputa polarizada, na qual as campanhas sempre tendem ao pior nível.
Creio que deveríamos retornar ao modelo antigo, eleição em apenas um turno. Afinal se analisarmos o 2º turno pelo viés do eleitor que votou num candidato que ficou em 3º ou 4º lugar, não é nada Democrático. O sujeito escolheu votar naquele candidato e no 2º turno tem de escolher outro, é meio absurdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário